fbpx

Olá Amigo! Em minhas andanças na internet, achei esse artigo e pensei que seria muito interessante fazer uma Bricolage Digital e compartilhar. Este artigo saiu no site www.panoramafarmaceutico.com.br no dia 29/05/2019. O texto não foi alterado!

Wil

Bricolage Digital

Já imaginou receber um produto no seu endereço, entregue por um drone que voa sozinho?

Essa é a revolução promovida pela MyView, startup especializada em produção de imagens aéreas e soluções inovadoras com drones.

No dia 22 de maio de 2019, foi lançado o projeto D4 (Door-to-Door Drone Delivery), inédito no Brasil, que tem como foco a entrega comercial de produtos via drone autônomo (não pilotado). A entrega foi realizado na região serrana do Rio.

Diferentemente de entregas com drones remotamente pilotados, o MyView D4 utiliza uma aeronave especialmente desenvolvida pela startup, ao longo de 8 meses de pesquisa, criação, prototipação e testes, realizando uma entrega real com um drone autônomo comandado por inteligência artificial.

O projeto contemplou uma compra real, feita por uma cliente da Drogaria Venancio que adquiriu um Leite de Rosas on-line, que foi entregue em 3 minutos e 48 segundos no quintal da sua casa. As duas empresas são parceiras da MyView no desenvolvimento do projeto.

“Iniciamos o projeto em julho de 2018, seguindo um cronograma rígido e muita experiência na bagagem para chegar hoje ao MyView D4.

Esta primeira entrega comercial com drone autônomo no Brasil foi realizada com o devido credenciamento junto aos órgãos reguladores”, explicou Thiago Calvet, CEO, sócio e fundador da MyView.

Durante o voo, também foram monitoradas as condições climáticas, incluindo velocidade e direção do vento na altitude de voo, o payload (carga útil, peso e dimensões do produto embalado), as condições da decolagem, pouso e entrega do produto, além do nível de automação da aeronave. 

”Estamos sempre buscando empresas de confiança e inovadoras para fazermos parcerias e a entrega por drones é um de nossos projetos de inovação. Prezamos pela excelência no atendimento, agilidade na entrega e comodidade de nossos clientes. O serviço encontra-se em fase de testes e seguirá evoluindo para entregas frequentes”, comentou Walace Siffert, diretor da Drogaria Venancio.

O objetivo do projeto, realizado pela primeira vez no Brasil, é iniciar a entrega comercial regular de produtos por drones autônomos, tão logo o serviço seja regulamentado no país.

Vale considerar que este tipo de empreendimento enfrenta desafios que vão, aos poucos, sendo superados com muita tecnologia embarcada, inteligência artificial, linguagem de máquina e robótica cognitiva, itens que demandam ajustes e atualizações nas normas reguladoras, já que a proposta revolucionará toda a logística operacional de transporte e entrega de produtos, em especial à relacionada ao e-commerce.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

 

“Não poderiamos deixar de fazer uma bricolage digital nesse artigo! Assista o Video.”